domingo, 15 de março de 2009

Laranja Mecânica





De: Stanley Kubrick(Um dos melhores diretores da história!)
Para:Quem realmente gosta de cinema de qualidade!

Título Original: A Clockwork Orange



Gênero: Ficção Científica
Tempo de Duração: 138 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra): 1971
Estúdio: Warner Bros. / Hawk Films Ltd. / Polaris Production
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, baseado em livro de Anthony Burgess
Produção: Stanley Kubrick
Música: Wendy Carlos
Direção de Fotografia: John Alcott
Desenho de Produção: John Barry
Direção de Arte: Russell Hagg e Peter Shields
Figurino: Milena Canonero
Edição: Bill Butler


Elenco


Malcolm McDowell (Alex DeLarge)


Patrick Magee (Frank Alexander)


Michael Bates (Chefe Barnes)


Warren Clarke (Dim)


Adrienne Corri (Sra. Alexander)


Carl Duering (Dr. Brodsky)


Paul Farrell (Tramp)


Clive Francis (Lodger)


Michael Glover (Diretor do presídio)


James Marcus (Georgie)


Aubrey Morris (P.R. Deltoid)


Godfrey Quigley (Chaplain)


O filme se passa em uma época (supostamente o futuro) não específico e Alex (Malcolm McDowell), o protagonista, é o líder de uma gangue. Alex tem como diversões a ultra-violência, estupros e música clássica (especialmente Beethoven). Suas transgressões à ordem social o levam à prisão e de lá a um tratamento experimental de reabilitação, servindo, deste modo, como cobaia. A partir daí, o filme mostra as conseqüências do modelo de reabilitação utilizado.



Coisisnhas Interressantes:
Durante a cena em que Alex (Malcolm McDowell) é submetido ao tratamento Ludovico, Malcolm arranhou a córnea e ficou temporariamente cego. O médico que acompanha Alex durante o tratamento era realmente um médico, e estava lá por motivos de segurança para Malcolm. Malcolm também teve costelas quebradas durante a filmagem da cena de humilhação após o tratamento e ele quase se afogou de verdade, devido a uma falha no equipamento que o ajudaria a respirar, na cena em que os seus ex "droogies" o encontram e submetem ele a uma tortura em uma banheira.
Stanley Kubrick propositalmente cometeu alguns erros de continuidade em Laranja Mecânica. Os pratos em cima da mesa trocam de posição e o nível de vinho nas garrafas muda em diversas tomadas, com a intenção de causar desorientação ao espectador.
O filme foi retirado de cartaz no Reino Unido a mando de Stanley Kubrick. Irritado com as críticas recebidas, de que Laranja Mecânica seria muito violento, Kubrick declarou que o filme apenas seria exibido lá após sua morte, ocorrida em 1999.
A linguagem utilizada por Alex, chamada de nadsat, foi inventada pelo autor Anthony Burgess, que misturou palavras em inglês, em russo e gírias.
O livro em que Frank Alexander trabalhava quando Alex e sua gangue invadem sua casa chamava-se "A clockwork orange".
Basil, a cobra, foi colocada nas filmagens após o diretor Stanley Kubrick descobrir que Malcolm McDowell tinha medo delas.
No livro, o sobrenome de Alex em momento algum é revelado. Comenta-se que DeLarge seja uma referência a um momento no livro em que Alex chama a si mesmo de "Alexander the Large".
O orçamento total do filme foi de apenas US$ 2 milhões.
Stanley Kubrick certa vez declarou que, se não pudesse contar com Malcolm McDowell, provavelmente não teria feito Laranja Mecânica.
A canção "Singing in the rain", cantada por Alex durante a cena em que ele e seus colegas violentam uma mulher na frente de seu marido, só está no filme porque esta era a única música que Malcolm McDowell sabia cantar por inteiro.
O filme foi proibido no Brasil na época do lançamento, mas liberado depois de alguns anos com a condição de que a genitália da mulher na cena de estupro, fosse encoberta por meio de manchas pretas sobrepostas à cena, o que se tornou um fato ridículo para a censura militar.
Durante a Copa do Mundo de 1974, disputada na Alemanha Ocidental, graças ao seu futebol envolvente, revolucionário e taticamente perfeito, a seleção de futebol da Holanda foi batizada pelos jornalistas europeus de Laranja Mecânica. A "Laranja" faz referência também ao vistoso equipamento utilizado por essa lendária seleção de futebol, comandada por Johan Cruijff.
Na cena em que Alex está em uma loja de discos, podemos ver que um dos discos que está na prateleira da loja, na fileira central, é o disco da trilha sonora do filme 2001:Uma Odisséia no Espaço .
Premiações:
Recebeu 4 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.
Recebeu 3 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme em Drama, Melhor Diretor e Melhor Ator em Drama (Malcolm McDowell).

Imagens:

















Simplismente Fomidavel!Uma verdadeira obra prima!Se você não assistir,você será uma pessoa incompleta!E se ao ver não gostar,assista denovo-Pois se não gostar:Você apenas não entendeu!

Um comentário:

  1. Oie! Estava lendo alguns dos seus textos. Muito bom! Até pelo o seu trabalho de pesquisa.

    Não li todos, agora se quiser compartilhar esse aqui, ficaria feliz e honrada em tê-lo no acervo do blog.

    Beijo grande,

    ResponderExcluir